
Um guia para seu relacionamento com seu médico.
Para que você tenha o melhor atendimento possível, você e seu médico precisam “trabalhar” juntos.
O relacionamento que você desenvolve com o seu médico é muito importante, ele precisa ser baseado em confiança mútua, comunicação clara, honestidade e respeito. Claro de ambas as partes.
Escolhendo um GP (explicacão logo mais abaixo) e então consultando sempre com ele, dá a ele a oportunidade de conhecer sobre você e sua saúde, e providenciar um melhor atendimento. E do mesmo jeito, você passa a conhecer melhor o seu médico.
Escolhendo um médico
O Conselho Médico da Nova Zelândia, aconselha que você escolha um GP.
O que é um GP?
GP = General Practitioner = Clínico Geral
Também conhecido como médico da família. Eles cuidam da sua saúde geral, e quando você tiver algum problema específico, eles te encaminham para especialistas (pediatra, dermatologista, oftalmologista, etc). Você não é obrigado a ver seu GP antes de ver um desses especialistas, mas o Conselho de Medicina da Nova Zelândia, recomenda que você passe pelo GP antes, pois eles são treinados e podem resolver seu problema sem que você precise pagar mais caro pra ver um especialista. E existem alguns especialistas que só aceitam te atender após receberem um encaminhamento.
Como encontrar um GP?
– Pergunte a familiares e amigos.
– Pergunte em grupos e comunidades.
– Consulte a lista de GP’s que o Medical Centre de sua cidade oferece.
Em Queenstown temos:
Queenstown Medical Centre, Arrowtown Medical Centre e Remarkable Park Medical Centre são da mesma rede, ou seja, quando se registra em um deles, tem acesso aos serviços dos três. E você terá acesso a um app onde vai receber os resultados dos seus exames e vai constar todo o seu histórico médico.E você pode ter acesso a lista de médicos e enfermeiras nesse link: www.qmc.co.nz/team/doctors/
O Wakatipu Medical Centre também está em 2 endereços.
O que você deve levar em consideração na hora de escolher seu GP:
– Localização.
– Dias e horários que ele trabalha.
– Custo.
– Sua preferência pessoal, como por exemplo, você pode preferir uma mulher, pode preferir alguém que fale a sua língua.
– Você pode considerar também questões religiosas e de crenças. Alguns GP’s por exemplo por questão de religião são contra o aborto, contra métodos contraceptivos, etc.
Para saber se o seu GP é registrado no Conselho Médico da Nova Zelândia, consulte: www.mcnz.org.nz
Óbviamente seu GP não poderá te ver sempre que você precisar com urgência, ou seja, então converse com ele(a), e pergunte quem ele(a) indica, caso você precise com urgência e ele(a) não esteja disponível. Se não for urgente, aguarde até o dia que tem vaga no seu GP.
Preços e consultas
Antes de marcar uma consulta, pergunte o valor da mesma.
Pergunte qual o tempo médio de atendimento, se você deseja mais tempo, pergunte quanto mais pagará por isso.
Se deseja uma consulta em família, pergunte o valor por essa consulta.
Normalmente os preços das consultas incluem: pedidos de exames, preenchimento de formulários e encaminhamentos. Mas é bom perguntar se o GP que você escolheu não cobra extra por isso.
Exames como preventivo, por exemplo, tem um custo extra.
Cada GP normalmente tem uma enfermeira, que vai entrar em contato com você, caso necessário, a pedido do seu GP. Se você tiver uma consulta com a enfermeira, por exemplo, pra um curativo, você precisa pagar por isso. Geralmente é metade do valor do médico.
Lista de preços para Queenstown Medical Centre, clique aqui.
O que esperar do seu médico?

1 – Bom atendimento médico:
– Sua saúde e segurança tem que ser a primeira preocupação do seu médico.
– Seu médico tem que escutar você e te perguntar sobre seu histórico médico.
– Ele(a) talvez precise examinar você fisicamente.
– Quando necessário, ele(a) precisa providenciar tratamento especial ou exames pra você.
– Te encaminhar para um especialista, quando necessário.
2 – Respeitar a sua privacidade:
– Suas conversas com seu médico são totalmente privadas, mas às vezes será necessário compartilhar suas informações com outros médicos, enfermeiros ou hospitais, com o ACC.
– Claro que você pode escolher em ver seu médico em privado ou então ter alguém mais presente. Por exemplo, aqui na Nova Zelândia, sempre que um médico homem precisa examinar as partes íntimas de uma mulher, ele chama uma enfermeira para estar presente durante a examinação.
– Se o seu médico quiser compartilhar informações suas com outras pessoas, ele precisa te explicar o motivo. Muitos médicos pedem para que você assine um termo concordando.
3 – Serviços:
Seu GP pode providenciar:
– Rastreio de doenças sem sintomas óbvios.
– Cuidado para doenças agudas.
– Cuidados e conselhos em caso de doenças crônicas.
– Cuidado para saúde mental.
– Conselhos sobre estilo de vida: alimentação, exercícios, etc.
– Check ups para o trabalho.
– Vacinação para viagens ao exterior.
– Vacinação para prevenção de doenças.
– Diagnósticos.
– Atestado médico, para ausência ao trabalho.
– Etc.
4 – Resultados de exames:
– Se você precisar fazer exames de sangue, urina ou qualquer outro, pergunte ao seu GP sobre esse processo. Quanto tempo demora o resultado? Como você terá acesso ao resultado?
IMPORTANTE: Os medicais de Queenstown, Remarkables Park e Arrowtown que são da mesma rede, tem o app Manage My Health, onde você vai receber os resultados dos seus exames, e muito mais.
– Alguns médicos irão entrar em contato mesmo que os resultados sejam normais, outros (a maioria), apenas entra em contato se os resultados não estão normais.
– De qualquer forma, você pode telefonar para a enfermeira do seu médico e perguntar sobre o resultado.
5 – Comunicação clara:
– Seu médico precisa te contar tudo que é necessário, para que você saiba sobre sua saúde, de forma muito clara.
(Se você não fala inglês fluente, aconselho que você leve alguém de sua confiança, para que traduza.) Alguns medicais tem sistema de tradutores por telefone.
– Seu médico precisa te informar qual a sua condição médica, e conversar sobre procedimentos, tratamentos, quais as opções que você tem, incluindo ajudas de benefício como por exemplo o ACC. Ele precisa te contar sobre os riscos, efeitos colaterais, custos, etc.
– É muito importante que você esteja muito bem informado sobre qualquer tratamento, procedimento ou cirurgia que venha a se submeter. (Se você não entender, pergunte novamente, ou leve alguém para traduzir).
– É dever do seu médico também, fazer perguntas e se certificar que você entendeu.
O que o seu médico espera de você?
1 – Seu histórico médico:
– Você deve contar ao seu médico todos os problemas de saúde que você já teve no passado. Pois isso pode influenciar na sua atual condição e/ou tratamento.
– Histórico médico da sua família.
– Cirurgias que já fez.
– Suas alergias.
– Vacinação.
– Se fuma ou já fumou/usou drogas.
– Se bebe bebida alcóolica.
Você pode se sentir envergonhado ao contar alguma coisa, mas lembre-se que tudo que contar ao seu médico é confidencial.
2 – Seus sintomas e medicação:
– Antes de ir ao médico, escreva uma lista de sintomas e perguntas a fazer, para ter certeza que não vai esquecer de nada.
– Conte ao seu médico toda medicação que você está ou esteve tomando recentemente, incluindo pílula anticoncepcional, vitaminas, etc. Mesmo que seja algo natural.
– Conte ao seu médico sobre qualquer tratamento que está tendo ou que pretender ter.
3 – Comunicação clara:
– Conte ao seu médico todos os motivos da sua visita.
– Conte sobre qualquer cultura ou crença relevante, que possa afetar seu tratamento.
– Se você tiver a impressão que seu médico não entendeu algo que você disse, ou entendeu de maneira diferente, diga isso novamente, para ter certeza que ele entendeu exatamente o que você quis dizer.
– Se você aceitou o conselho e/ou tratamento do seu GP, mas por algum motivo não vai segui-lo, é seu dever comunicar isso a ele.
– Conte ao seu médico se você não estiver feliz sobre alguma coisa (a consulta, tratamento, examinação, etc).
Terminando o relacionamento médico-paciente
Você pode decidir trocar de médico. Se você fizer isso, peça ao seu médico que encaminhe todo o seu histórico médico para o novo médico.
É raro, mas pode acontecer de um médico se negar a ver um paciente. Mas mesmo nesse caso o médico deverá passar o histórico médico do paciente para o novo médico.
Consentimento informado
Isso é muito importante, você precisa ter informação completa e tempo para pensar antes de se decidir por um serviço e/ou tratamento.
Em situações de emergência, cuidados e tratamentos podem ser dados sem o seu consentimento.
Pacientes incapazes de tomar decisões, seja por inconsciência, demência, medicação e etc, terão outra pessoa nomeada a tomar decisões pelo paciente. Isso pode ser feito e decidido por um advogado.
Pais tomam decisões por menores de 16 anos.
Direitos dos pacientes
Como os médicos têm códigos de ética, pacientes também tem códigos de direitos (the Code of Health and Disability Services Consumer’ Rights)
– Informação completa e explicações que você consiga entender.
– Ser informado de todos os custos: consultas, prescrições, especialistas, exames, etc.
– Privacidade: você tem o direito de conversar com o seu médico sem que ninguém esteja ouvindo.
– Procurar uma segunda opinião médica.
– Reclamar se você tiver algum problema com o seu médico. Você pode contactar o Health and Disability Commissioner’s office no 0800112233.
Fronteiras entre pacientes e médicos
Por vezes, você e seu médico precisarão conversar sobre informações muito confidencias. Seu médico poderá precisar examinar áreas de seu corpo que possam te deixar com vergonha e desconfortável. Por exemplo: exames vaginais, anais, seios. Então seu médico deverá primeiramente te contar porque a examinação é necessária e como vai ser. Você sempre deverá dar o seu consentimento antes de qualquer examinação.
Quando essas examinações são necessárias, seu médico irá:
– Deixar você sozinho para se despir, a menos que você precise de ajuda.
– Manter você o mais coberto possível durante a examinação.
– Usar luvas apropriadas.
– Ir explicando o que está fazendo e porquê.
Se você não estiver gostando do que o médico está fazendo, você pode pedir a ele que pare em qualquer hora. Conte a ele se você não estiver se sentindo confortável.
– Se você e seu médico não forem do mesmo sexo, ele(a) chamará uma enfermeira para estar junto na hora do exame.
– Você pode também levar uma amiga ou alguém da família.
– Seu médico só pode fazer perguntas sexuais, histórico sexual, atividades sexuais ou preferências sexuais, se tiver alguma relação com o seu problema em questão.
– Quaisquer comentários sexuais, piadinhas, ou algo do tipo, não podem ser aceitos nunca.
Registros de pacientes
– Você pode ver ou ter cópias de seus registros e históricos médicos quando quiser. Se algum médico fizer alguma restrição de seu acesso aos registros, ele deve te explicar o porquê.
– Em alguns casos, será necessário pagar por algumas cópias, principalmente se utilizarem CD’s ou DVD’s.
– Um médico deve manter seus registros e históricos por ao menos 10 anos.
– Se você quiser mais informações sobre isso, ligue para 0800803909
Em alguma consulta, você pode ser perguntado se autoriza um médico aprendiz a fazer parte da sua consulta. Você tem o direito de dizer sim ou não. Se disser não, isso não vai afetar em nada na sua consulta ou tratamento.
Eu já passei por isso, e então o médico aprendiz me consultou primeiro, e depois a minha GP chegou e o aprendiz contou tudo a ela e ela lhe perguntou qual o tratamento ele deveria me recomendar, tipo testando ele.
Medicina na internet
Tome muito cuidado com pesquisas na internet. Tenha certeza que está pesquisando em sites seguros, com códigos de conduta e tudo o mais. Lembre-se que quando pesquisar em português, nem sempre vai ser o mesmo em inglês, nem sempre vai ter o mesmo tratamento disponível na Nova Zelândia.
Fonte: https://www.mcnz.org.nz/assets/News-and-Publications/Booklets/You-and-your-doctor.pdf
Quando você passa a ter direito a saúde pública na Nova Zelândia?
Essa é uma pergunta muito frequente, então eis aqui a resposta:
Guia de elegibilidade para os serviços de saúde e de invalidez com financiamento público.
Elegibilidade:
Uma pessoa que possua um visto de trabalho que:
lhe dá direito a permanecer na Nova Zelândia por dois anos ou mais (iniciando a contagem do primeiro dia da pessoa na Nova Zelândia) ou lhe dá o direito de permanecer na Nova Zelândia por um período de tempo especificado que, juntamente com o período de tempo que você já esteve legalmente na Nova Zelândia, permite uma estadia contínua total de pelo menos dois anos.
Exemplo: Você chegou na Nova Zelândia em fevereiro de 2016, e conseguiu um emprego e ganhou um visto de 1 ano. Em Fevereiro de 2017, você renova seu visto e ganha visto para mais 1 ano. Então no seu passaporte, você já vai somar 2 anos de visto, então em fevereiro de 2017 você já passa a ter direito a saúde pública, porque soma o tempo que você já ficou (1 ano) + o tempo que você ainda vai ficar (1 ano), que é igual a 2 anos.
P.S.: Uma mulher grávida que não tenha os 2 anos exigidos, pode ainda ter o direito, se o marido/parceiro já tiver o direito.
Lembrando que você precisa se registrar em um Medical Centre, para que então eles possam te dar o desconto público. Consiste em preencher uma ficha com dados pessoais, e fornecer cópia do passaporte e visto.