Objetivo desse website:
A fase inicial desse website visa INFORMAÇÃO!
Durante essa pandemia eu me deparei com muita gente precisando de ajuda e não tendo conhecimento das ajudas disponíveis. Agora as pessoas cadastradas poderão receber notícias importantíssimas como mensagem de texto diretamente no celular, e algumas outras notícias importantes por email. Contando também com uma diversidade de artigos disponíveis no site.
Quem sou eu?
Meu nome é Luana Karina, sou casada e tenho 2 filhos. Sou cidadã brasileira e neozelandesa. Moro na Nova Zelândia há quase 12 anos.
Instagram @luanakay
No dia 14/08/2012 eu criei o grupo “Brasileiros em Queenstown” no facebook, para ser um meio de comunicação e ajuda mútua entre os brasileiros que moram em Queenstown – Nova Zelândia. Eu sempre procurei postar informações relevantes no grupo. Conforme o grupo foi crescendo, cada vez mais as pessoas foram me procurando para obter ajudas, mas desde que essa pandemia do coronavirus se iniciou os pedidos de ajuda triplicaram. Hoje, em 2021, o grupo é grande e conta com 11.700 membros.
Em abril/2020 a Nova Zelândia estava em lockdown nível 4 e eu precisava de um ônibus para transportar os brasileiros de Queenstown até Christchurch (pois o aeroporto de Queenstown estava fechado), e de lá eles pegariam um avião para Auckland, de onde sairia um vôo de repatriação brasileiro, cedido pela Embaixada do Brasil. Foi então que eu pedi ajuda à Kaye Parker. Juntas fizemos todos os planos, a Kaye fez os contatos e a prefeitura de Queenstown cedeu esse ônibus. Outros doadores pagaram passagens de avião de Christchurch até Auckland para aqueles que não tinham condições, conseguimos acomodação temporária para aqueles que tiveram que entregar os quartos antes do ônibus sair, e também demos $30 de cada para comerem durante a viagem.
Eu e a Kaye fomos nos conhecendo e eu tive a oportunidade de contar para ela sobre vários projetos que eu tinha, mas que nunca tinha tido a oportunidade e fundos para colocá-los em prática. Ela gostou dos meus projetos, porque eram todos para ajudar a comunidade e disse que poderia me ajudar a colocá-los em prática.
Nesse meio tempo também a Kaye Parker me colocou em contato com o Repatriation Working Group da Defesa Civil de Otago. E eu tive a oportunidade de ajudar não apenas a comunidade brasileira, mas também comunidades de outras nacionalidades. Por quase 2 meses eu lutei para que a houvesse um segundo vôo de repatriação brasileiro, pois eu tinha no grupo de brasileiros que precisavam ser repatriados, 182 pessoas. Eu conversei com a Embaixada Brasileira, Itamaraty, deputados e senadores brasileiros, jornalistas do Brasil e da NZ, etc.
Enquanto o vôo não acontecia eu tive ajuda de outras brasileiras e brasileiros para ajudar as pessoas com suas necessidades básicas. Arrecadamos também dinheiro para ajudar as pessoas com cestas básicas, remédios, e etc.
Então a Jen Andrews, do grupo da Defesa Civil de Otago, conseguiu negociar com a Embaixada Chilena, assentos para brasileiros no vôo de repatriação chileno. Conseguimos mandar nesse vôo as pessoas da nossa lista de prioridades, entre elas, cadeirantes, pessoas que sofreram derrame, pessoas com problemas de saúde mental, idosos e mais.
Desde então eu venho participando de vários projetos para ajudar a comunidade de Queenstown e também aos poucos colocando em prática os meus próprios projetos, como esse website, que está apenas na primeira fase. Ainda tenho planos maiores para ele.
Você pode ler sobre mais projetos na sessão de projetos desse website, e outros estão por vir, quando eu tiver tempo e fundos para colocá-los em prática.
Em setembro de 2020 eu coloquei em prática o projeto do Evento de Saúde Mental para brasileiros. Com duração de 3 dias, acontecendo no primeiro dia uma palestra com Mariane Morandini, com comida e música, e nos 2 dias seguintes algumas pessoas puderam ter conversas privadas com a Mariane.
Subsequentemente, recebi fundos para ceder sessões de terapia com a Mariane para brasileiros que estavam necessitando.
Eu fui convidada também para fazer parte de um outro projeto aqui em Queenstown, que vai ser lançado em breve, e então eu venho aqui contar pra vocês.
Essa semana, mais precisamente no dia 17/02/2021, eu comecei a cursar New Zealand Certificate in Health and Wellbeing (Social and Community Services) para aprender ainda mais como ajudar a comunidade de forma mais eficiente.
