O que é MMP?
MMP é o sistema de votação que usamos na Nova Zelândia. Significa ‘Mixed Member Proporcional’. Usamos o MMP para escolher quem nos representa no Parlamento.
O Parlamento tem 120 assentos para seus membros do Parlamento (MPs). Durante uma eleição, os partidos políticos tentam ganhar o máximo de assentos possíveis no Parlamento.
No MMP, você tem dois votos – um voto do partido e um voto do eleitorado.


Você vota no partido político que deseja que o represente. 

Quando você vota em um partido, ajuda a escolher quantos assentos no Parlamento cada partido obtém. O voto do partido decide em grande parte o número total de assentos que cada partido político obtém. Os partidos com maior participação nos votos do partido obtêm mais assentos no Parlamento. Os partidos também tentam ganhar o maior número possível de cadeiras eleitorais.


Você vota no candidato que deseja que represente a área em que vive. 

Ao votar em um candidato, você ajuda a escolher quem representa o eleitorado em que vive. Isso é chamado de voto do eleitorado. O candidato com mais votos vence e torna-se um membro do parlamento (equivalente ao título de deputado no Brasil).
Partidos políticos tentam ganhar votos partidários e votos do eleitoradoOs partidos políticos devem obter pelo menos 5% dos votos partidários ou ganhar uma cadeira eleitoral antes de poderem ter quaisquer cadeiras no Parlamento.Como o MMP é um sistema proporcional, a parcela de cadeiras que um partido ganha no Parlamento é quase a mesma que sua parcela de votos do partido. Isso se aplica a grandes e pequenos partidos.Como os assentos no Parlamento são alocadosTodo candidato que ganha um eleitorado obtém uma cadeira no Parlamento. Eles são chamados de electorate MPs. 
As cadeiras restantes são preenchidas por listas partidárias. Cada partido tem uma lista partidária, que é uma lista de candidatos classificados na ordem em que o partido deseja que esses candidatos sejam eleitos para o Parlamento. Os candidatos eleitos de uma lista do partido são chamados de “list MPs” (deputados da lista).
Os partidos negociam para formar um governo. Normalmente nenhum partido consegue votos suficientes para governar sozinho. Os partidos  freqüentemente precisam chegar a um acordo com outros partidos para formar um governo ou aprovar uma legislação.
Alguns tipos de acordos possíveis são:
Coligações – quando dois ou mais partidos se unem para formar um governo.
Acordos de confiança e fornecimento – quando um partido concorda em apoiar outro em certas questões e leis que são votadas no Parlamento.


Os partidos podem ser registrados ou não registrados


Tanto os partidos registrados como os não registrados podem apresentar candidatos eleitorais nas eleições gerais. Mas apenas os partidos registrados na Comissão Eleitoral podem:
– contestar o voto do partido.- ter seu logotipo registrado no boletim de voto.- acessar fundos de transmissão para publicidade na televisão e no rádio.