O governo está cumprindo sua promessa pré-eleitoral ao introduzir um feriado público de Matariki no próximo ano, um movimento que foi saudado como “fantástico” e um “grande passo” para o país.

A data não será fixa e provavelmente se moverá entre junho e julho de cada ano. O Dr. Dan Hikaroa, conferencista sênior do Te Wānanga o Waipapa da Universidade de Auckland, disse que tornar a data móvel mostra que há uma compreensão realmente boa do que é Matariki. E ele ficou satisfeito com o fato de o governo não ter tentado moldar a celebração, que está alinhada com o maramataka (o antigo calendário lunar polinésio), de acordo com o calendário gregoriano.

Este será o 12º feriado público do país, e o primeiro feriado nacional introduzido desde que o Waitangi Day foi adicionado à programação há quase 50 anos.

Um grupo de especialistas formado por astrônomos maori, especialistas em Puanga e navegadores oceânicos se reuniu para ajudar a selecionar a primeira data e as datas para os 30 anos seguintes.

Planejar com antecedência por três décadas é uma jogada “fantástica”, disse Huata. “As pessoas podem planejar suas vidas em torno disso.”  E o comércio também…

Fonte:

https://www.stuff.co.nz/pou-tiaki/124143222/changeable-matariki-public-holiday-fantastic-a-great-step-forward?fbclid=IwAR1JygNZ9nJP2ebSR3bZm63JD5PVy9WOPT6lXYQCfsJRJAlbhs8pcoV_jFE

MATARIKI: é o nome Māori para o aglomerado de estrelas também conhecido como Plêiades. Ele nasce no meio do inverno e, para muitos Māori, anuncia o início de um novo ano. Matariki significa literalmente os “olhos de Deus” (mata ariki) ou “olhinhos” (mata riki). De acordo com o mito, quando Ranginui, o pai céu, e Papatūānuku, a mãe terra, foram separados por seus filhos, o deus dos ventos, Tāwhirimātea, ficou tão zangado que arrancou seus olhos e os jogou no céu.

 Matariki era um momento para lembrar aqueles que morreram no ano passado. Mas também foi um evento feliz – as safras foram colhidas e frutos do mar e pássaros foram coletados. Com bastante comida nos depósitos, Matariki era uma época para cantar, dançar e festejar.

Matariki modern: As celebrações de Matariki ou Ano Novo Māori já foram populares, mas pararam na década de 1940. Em 2000, eles foram revividos. Apenas algumas pessoas participaram no início, mas em apenas alguns anos, milhares estavam homenageando o ‘Dia de Ação de Graças da Nova Zelândia’. Uma característica especial das celebrações do Matariki é o empinar de pipas – de acordo com o costume antigo, elas flutuam perto das estrelas.

Leia mais:

https://www.tepapa.govt.nz/discover-collections/read-watch-play/maori/matariki-maori-new-year/whare-tapere/matariki-star-facts