A Nova Zelândia foi colonizada por britânicos e por isso a mão inglesa foi adotada por aqui.

Ou seja, se você for dirigir aqui, vai ter que dirigir do lado esquerdo da pista, e vai sentar do lado direito do carro, onde tem o volante 🙂

Vamos as dicas então:

MANTENHA-SE A ESQUERDA

Sempre dirija no lado esquerdo da estrada. Se você dirige no lado direito da estrada em seu próprio país, por favor, lembre-se de manter-se a esquerda – é fácil esquecer onde você está!

CINTO DE SEGURANÇA

Por lei, todos no veículo devem usar um cinto de segurança ou car seat para crianças – estejam eles na parte da frente ou de trás.

Crianças menores de sete anos de idade devem ser fixadas em um car seat.

TELEFONES CELULARES

Os motoristas não devem usar um celular durante a condução, a menos que o dispositivo seja completamente de mãos-livres ou montado de forma segura para o veículo, com um fone de ouvido por exemplo. E mesmo assim, deve ser usado apenas por necessidade rapidamente, para atender ou fazer uma chamada. Escrita, leitura ou o envio de mensagens de texto durante a condução também é ilegal.

ÁLCOOL E DROGAS

Não beber ou usar drogas e, em seguida dirigir – as leis contra isso são estritamente aplicadas na Nova Zelândia e as penalidades são severas. Para os condutores com menos de 20 anos, existe um limite de álcool zero. Isso significa que você não está habilitado a conduzir se houver qualquer álcool no seu sangue ou respiração. Para os condutores com idade de 20 anos ou mais, o limite de álcool é de 50 miligramas por 100 mililitros de sangue ou 250 microgramas por litro de ar.

TEMPOS DE VIAGEM

As distâncias podem parecer curtas no papel, mas as estradas da Nova Zelândia podem ser mais estreitas

do que você está acostumado, têm terreno montanhoso e variam de auto-estradas (rodovias) para

estradas de cascalho.

Se você estiver cansado tem muita probabilidade de ter um acidente. Aqui estão algumas dicas

para ajudar a ficar alerta:

• Descanse bastante antes de uma longa viagem.

• Faça uma pausa de condução a cada duas horas.

• Se possível, reveze a condução com outra pessoa.

• Evite grandes refeições e beber bastante líquido.

• Se você começar a sentir sono, pare em um local seguro e tire uma soneca de uns 40 minutos.

• Se você está se sentindo muito cansado, encontre um lugar para ficar durante a noite.

DANDO PREFERÊNCIA NOS CRUZAMENTOS

Em geral, se você está virando, dê preferência a todos os veículos que não estão virando.

Sempre utilize a seta indicadora quando virar.

COMPARTILHAR A ESTRADA COM OS CICLISTAS

Os ciclistas têm os mesmos direitos que os motoristas nas estradas da Nova Zelândia. Dirija sempre lentamente perto de ciclistas, passe lentamente e apenas quando for seguro, e tente deixar um espaço de

1,5 metros. Dê seta com tempo de sobra e respeite as ciclovias.

LIMITES DE VELOCIDADE

Placas de limite de velocidade mostram a velocidade máxima que você pode dirigir. Às vezes você pode

precisar conduzir a uma velocidade mais lenta devido às condições da estrada, meteorológicas ou de trânsito.

Limites de velocidade diferentes se aplicam em toda a Nova Zelândia – então preste atenção nas placas de limite de velocidade.

Na maioria das estradas rurais da Nova Zelândia, a velocidade máxima permitida é 100 km/h, a menos que alguma placa peça uma velocidade menor. O limite de velocidade é geralmente 100 km/h em auto-estradas.

Esta placa indica que o padrão de limite de velocidade rural de 100 km/h se aplica, mas é improvável que a estrada seja apropriada para viajar nessa velocidade. Você pode precisar conduzir a uma velocidade mais lenta.

Nas áreas urbanas, o limite de velocidade é normalmente 50 km/h a menos que uma placa diga o contrário.

CRUZAMENTO FERROVIÁRIO

Apenas metade dos 1.500 cruzamentos ferroviários públicos da Nova Zelândia tem alarmes automáticos. Se as luzes vermelhas estão piscando, é só parar e esperar até que as luzes parem de piscar, para então prosseguir.

Nos outros cruzamentos ferroviários que não tem alarmes automáticos e luzes, têm apenas placas para parar. Quando você ver uma placa de parada em um cruzamento ferroviário, pare e só atravesse a faixa

se não há trens se aproximando. Obedeça as placas de sinalização nos cruzamentos ferroviários.

ULTRAPASSAGEM

A maioria das estradas na Nova Zelândia tem uma única pista para cada sentido, e algumas oferecem faixas de ultrapassagem em intervalos regulares – que devem ser utilizadas sempre que possível nas ultrapassagens.

Linha amarela contínua indica que é muito perigoso para ultrapassar.

ANIMAIS NA ESTRADA

Cuidado com os animais de fazenda na estrada, particularmente nas zonas rurais. Quando vê-los, não buzine para não assustá-los. Você pode precisar parar e deixar que os animais passem ou dirigir lentamente. Siga as instruções do agricultor.

ESTRADAS DE CASCALHO

Se possível, evite estradas não vedadas. Se você precisar conduzir sobre essas estradas, lembre-se que elas podem ser muito estreitas. Reduza a velocidade e diminua ainda mais quando se aproximar de outros veículos. A poeira pode obscurecer a sua visão e pedras soltas podem lascar seu pára-brisas.

CARTEIRA DE MOTORISTA

Você deve ter sua carteira de motorista válida ou autorização para dirigir todas as vezes que estiver dirigindo. Se não for em inglês, você precisa fazer uma tradução. Saiba tudo sobre carteiras clicando aqui, na primeira postagem sobre dirigir na NZ.

PONTES DE APENAS UMA PISTA

Na Nova Zelândia existem pontes de apenas uma pista, onde os veículos de uma direção devem dar passagem aos veículos que vão em outra direção. As placas de sinais abaixo mostram e explicam melhor:

Estes dois sinais mostram que você deve dar caminho para o tráfego vindo do outro lado da ponte.

A seta de direção em vermelho é quem tem que parar, e a seta maior é quem tem o direito.

Este sinal indica que, se nenhum tráfego está se aproximando, você pode prosseguir através da ponte com cautela.

DIRIGINDO NO INVERNO

Sinal de pista escorregadia

Dirigir com cuidado e evitar freiar bruscamente

A neve e o gelo podem tornar as estradas ainda mais perigosas, particularmente em torno das montanhas. Empresas de aluguel de veículos, muitas vezes, fornecem correntes para por nas rodas, se você for dirigir nestas condições – certifique-se que você sabe como encaixá-las antes de sair.

ESTACIONAMENTO PARALELO

Na Nova Zelândia, você pode ser multado ou rebocado se estacionar paralelamente no lado errado da estrada. Você só pode estacionar na direção do fluxo de tráfego em seu lado da estrada (ou seja, no lado esquerdo) a menos que seja uma rua de mão única.

P.S.: Até aqui eu mesma traduzi por conta própria, da cartilha em inglês disponibilizada pela Agência de Transportes da NZ, através desse link.

SINAIS

Sinais obrigatórios

Sinais de aviso Permanentes

Temporários

Fonte: http://www.nzta.govt.nz/resources/roadcode/about-signs/main-types.html