Flatmate ou Tenant?

Flatmate – Pessoa que alugou um quarto na casa de alguém (do tenant). (mate=companheiro, flat=apartamento).

Tenant – pessoa que alugou uma casa, seja através de imobiliária ou direto com o dono (landlord).

Primeiramente, tanto faz se você é um tenant ou um flatmate, é primordial que sejam providenciados contrato e recibos. Você como tenant vai ter o seu contrato com a imobiliária/landlord, e você também deve providenciar um contrato entre você e o flatmate.

E não se esqueçam dos recibos de pagamentos. Exijam recibos de pagamentos. Seja de bond ou dos aluguéis semanais. Se os pagamentos forem feitos através de transferência bancária já serve como comprovante no seu extrato bancário, mas se for feito em dinheiro, exija recibos.

No contrato devem ser especificadas todas as regras sobre a locação.

Você pode criar o contrato gratuitamente nessa página: Contract Builder

Você pode acrescentar cláusulas, e deixar todas as regras bem claras e especificadas no contrato. Como por exemplo: limpeza da casa, responsabilidades, direitos e deveres, etc.

Como flatmate, você pode alugar um quarto e pagar o valor do aluguel do quarto e mais as despesas (luz, internet, etc). Ou então, alugar um quarto já com os valores das despesas incluídas.

Algumas sugestões para você pensar e rever antes de alugar:

1- CONTA DE LUZ: 

O tenant é quem tem que contratar uma empresa de eletricidade. Acho correto dividir o valor da conta de luz entre todos os habitantes da casa, até mesmo com as crianças. Porque as crianças tomam banho, utilizam tablet/laptop, assistem TV e partilham do quentinho gerado pelo heat pump e/ou aquecedores. A conta de luz na maioria dos casos é mensal.

Nesse site você pode fazer um teste pra saber qual a melhor empresa pra você contratar:

https://www.powerswitch.org.nz/whatsmynumber

2- LIXO:

É preciso conversar e esclarecer sobre reciclados, vidros e lixo orgânico. Toda casa tem um latão de reciclados (tampa amarela), orgânicos (tampa vermelha) e vidros (tampa azul). A casa que não tiver é só pedir pro Council.

Geralmente o holiday park e alguns complexos de apartamentos tem um container gigante fixado no local para que sejam colocados os lixos. E geralmente não se separa os lixos.

3- LIMPEZA DA CASA:

Isso varia conforme o acordo entre as partes. Mas acho que cada um deve ser responsável por cada louça que sujar. Então após usar, nada melhor do que já lavar e limpar 

A limpeza do resto da casa, varia também com o acordo, as vezes o tenant inclui a limpeza da casa no acordo e no valor do aluguel. As vezes as tarefas de limpeza são divididas entre todos, por partes, ou por semana. Existem casas onde todos dividem o valor da compra dos produtos de limpeza, e em outros casos o tenant se responsabiliza por isso.

4- CORREIO:

Não esqueçam de perguntar se o correio passa no endereço, se tem e onde fica a caixinha de correio. Já morei em casa que a caixinha de correio ficava há uns 400 metros da casa, e já morei em apartamento que não tinha a caixinha de correio (mailbox ou letterbox) e tivemos que comprar.

Você pode optar por ter uma PO Box, a vantagem é que independente de trocas de endereços, você vai ter sempre o endereço fixo da PO Box, mas a desvantagem é que vai ter sempre que ir no correio para pegar as correspondências.

Nas áreas rurais você precisa preencher um formulário para se cadastrar, para então receber a correspondência.

5– INTERNET:

Tenants, aconselho vocês a adquirir um pacote com internet ilimitada, assim ninguém terá discussões sobre isso futuramente. Dividam o valor mensal pelo número de habitantes da casa e fim de papo 

6- GRAMA E JARDIM:

Depende do acordo entre landlord e tenant; e entre tenant e flatmate. Já morei em casas que a imobiliária era responsável pela jardinagem e em outras que nós éramos responsáveis. É importante perguntar sobre isso também antes de alugar.

7- PISO AQUECIDO

Verificar se a casa possui sistema de piso aquecido e ter certeza que sabe desligar, para não pagar muito na conta de luz.

VALORES

Flatmate: para morar de flatmate na casa de alguém, ou seja, alugar apenas um quarto; geralmente você vai pagar 2 semanas de bond* + 1 semana adiantado. Isso é para entrar no quarto. Dai depois vai pagando apenas o valor semanal.

P.S.: Isso pode variar conforme o acordo com o dono da casa.

CASA: Para alugar uma casa é necessário obedecer algumas exigências, que variam conforme a imobiliária ou conforme o dono da casa; e o valor da casa. Você não pode alugar casa com visto de turista por exemplo. Algumas imobiliárias e/ou landlords exigem visto de trabalho de pelo menos 1 ano. Você precisa apresentar comprovante de renda, referências, etc.

Os valores para se alugar 1 casa são:

4 semanas de bond* + 1 semana adiantada + 1 semana de letting fee** + GST

Exemplo: se o aluguel da casa for 300,00 por semana, pra entrar nela, você vai fazer o contrato e pagar:

4 semanas de bond = 1.200,00

1 semana adiantada = 300,00

1 semana de letting fee = 300,00

GST 45,00 = 1.845,00

Após esse pagamento, continua pagando semanalmente o valor do aluguel. Sempre adiantado.

*BOND 

Seria uma caução, que você paga quando entra no quarto ou casa, e se não danificar/quebrar/etc, nada na casa, você recebe de volta quando sair do quarto ou casa.

Quando você aluga uma casa, é preenchido um formulário de bond, que é enviado para o Tenancy Services. Quando você deixar a casa, vai preencher outro formulário para receber seu bond de volta.

**LETTING FEE

É a taxa paga para a imobiliaria, ou seja, a comissão da imobiliária. Esse valor você não recebe de volta. Se você alugar casa diretamente com o dono, não vai precisar pagar essa taxa.

GST é o imposto.

Leia mais sobre tenant, flatmate, bond, e etc; nesse site: www.tenancy.govt.nz